Ao fim da 18° rodada, Palmeiras tem maior probabilidade de ser Campeão Brasileiro

A equipe de Abel Ferreira, com 48%, é a mais provável de ser campeã, seguida pelo Fluminense, com 12%

O Palmeiras tem 48% de chance de ser Campeão Brasileiro, segundo o site InfoBola. O atual líder isolado do Brasileirão, que venceu na última rodada, é projetado como favorito ao título, seguido pelo Fluminense, que vem de boa sequência.

O site, que utiliza técnicas de inteligência artificial somadas a ferramentas matemáticas-computacionais para calcular resultados, projeta o Verdão como provável vencedor do torneio. O levantamento leva em conta fatores como mando de campo, retrospecto dos times e a dificuldade dos jogos, e a partir disso calcula as probabilidades de classificação final.

Com a equipe de Abel Ferreira tendo sua segunda vitória consecutiva nas últimas duas rodadas, o Palmeiras, que venceu o América-MG, lidera a tabela do site com 48% de chance de ser campeão. O Fluminense, que está invicto há sete rodadas e ocupa o quarto lugar na tabela do Brasileirão, é o segundo time mais provável de ser campeão, com 12%. 

O Fluminense vem de seis vitórias nos últimos sete jogos pelo campeonato. Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C.

O Athletico-PR, que reencontrou a vitória após duas rodadas sem vencer, ocupa a terceira posição da tabela do site, e junto ao Atlético-MG, tem 11%.  Em seguida, o vice-líder Corinthians aparece com 9% de chance.

Com dois empates seguidos, o Internacional parece se distanciar da disputa. Ocupando a sexta colocação no Campeonato, o time treinado por Mano Menezes tem apenas 4% de chance de sair campeão, segundo o InfoBola.

Dentre os mais improváveis de conquistarem o título, o Flamengo, que vem de duas vitórias, figura com 2%. E empatados com 1% de chance, Bragantino, São Paulo e Santos fecham a lista das equipes, que segundo as métricas do site, possuem reais possibilidades de serem campeãs.

Assim, a equipe alviverde, que tem seu maior número de rodadas liderando (dez) desde 2018, chega a metade do Campeonato Brasileiro com a melhor campanha do torneio, e um aproveitamento de 66.7%. O Palmeiras possui o melhor retrospecto em jogos fora de casa, com cinco vitórias, quatro empates e uma média de 2.11 pontos conquistados em partidas fora, além de contar com o melhor ataque da competição, com vinte e nove gols marcados, e a defesa menos vazada, com apenas doze tentos sofridos.

Foto: César Greco/Palmeiras

Sendo o time com mais vitórias no Brasileirão, o alviverde foi derrotado apenas duas vezes até o momento: contra o Ceará, na primeira rodada, e pelo Athletico-PR, na décima quinta rodada. Os únicos times que têm o mesmo número de derrotas são o Internacional e o Atlético-MG.

Após ver a distância para a liderança cair para apenas dois pontos, a equipe comandada por Abel Ferreira aumenta a margem de quatro pontos para o vice colocado. O Atlético-MG, após empatar com o Cuiabá, viu o Palmeiras se isolar como líder, e agora está empatado em pontos com o Corinthians na tabela.

Com a vitória do Palmeiras sobre o América-MG nesta quinta-feira (21), a equipe, matematicamente, encerra o primeiro turno como líder do Campeonato Brasileiro. Na era dos pontos corridos, apenas quatro times não foram campeões após chegar no segundo turno liderando, sendo eles: Grêmio (2008), Internacional (2009), Atlético-MG (2012) e São Paulo (2018 e 2020). 

O histórico também é favorável ao alviverde. Em 2016, a única vez em que o clube chegou ao segundo turno liderando, foi campeão com uma rodada de antecedência.  Curiosamente, com a vitória do Palmeiras no jogo de ontem (21), o time chega aos mesmo trinta e seis pontos que a equipe de Cuca chegou ao fim do primeiro turno em 2016.

É necessário que o Palmeiras mantenha o ritmo que o levou a liderança no torneio para confirmar a probabilidade. Mesmo sendo líder isolado, equipes como Corinthians, Atlético-MG e Fluminense ainda estão vivas na competição, que terá o início de sua segunda metade neste final de semana.

Times com chance de ser campeão após 18° rodada

48% – Palmeiras

12% – Fluminense

11% – Atlético-MG

11% – Athletico-PR

9% – Corinthians

4% – Internacional

2% – Flamengo

1% – Santos

1% – Bragantino

1% – São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: