A equipe de Abel Ferreira, com 48%, é a mais provável de ser campeã, seguida pelo Fluminense, com 12%
O Palmeiras tem 48% de chance de ser Campeão Brasileiro, segundo o site InfoBola. O atual líder isolado do Brasileirão, que venceu na última rodada, é projetado como favorito ao título, seguido pelo Fluminense, que vem de boa sequência.
O site, que utiliza técnicas de inteligência artificial somadas a ferramentas matemáticas-computacionais para calcular resultados, projeta o Verdão como provável vencedor do torneio. O levantamento leva em conta fatores como mando de campo, retrospecto dos times e a dificuldade dos jogos, e a partir disso calcula as probabilidades de classificação final.
Com a equipe de Abel Ferreira tendo sua segunda vitória consecutiva nas últimas duas rodadas, o Palmeiras, que venceu o América-MG, lidera a tabela do site com 48% de chance de ser campeão. O Fluminense, que está invicto há sete rodadas e ocupa o quarto lugar na tabela do Brasileirão, é o segundo time mais provável de ser campeão, com 12%.

O Athletico-PR, que reencontrou a vitória após duas rodadas sem vencer, ocupa a terceira posição da tabela do site, e junto ao Atlético-MG, tem 11%. Em seguida, o vice-líder Corinthians aparece com 9% de chance.
Com dois empates seguidos, o Internacional parece se distanciar da disputa. Ocupando a sexta colocação no Campeonato, o time treinado por Mano Menezes tem apenas 4% de chance de sair campeão, segundo o InfoBola.
Dentre os mais improváveis de conquistarem o título, o Flamengo, que vem de duas vitórias, figura com 2%. E empatados com 1% de chance, Bragantino, São Paulo e Santos fecham a lista das equipes, que segundo as métricas do site, possuem reais possibilidades de serem campeãs.
Assim, a equipe alviverde, que tem seu maior número de rodadas liderando (dez) desde 2018, chega a metade do Campeonato Brasileiro com a melhor campanha do torneio, e um aproveitamento de 66.7%. O Palmeiras possui o melhor retrospecto em jogos fora de casa, com cinco vitórias, quatro empates e uma média de 2.11 pontos conquistados em partidas fora, além de contar com o melhor ataque da competição, com vinte e nove gols marcados, e a defesa menos vazada, com apenas doze tentos sofridos.

Sendo o time com mais vitórias no Brasileirão, o alviverde foi derrotado apenas duas vezes até o momento: contra o Ceará, na primeira rodada, e pelo Athletico-PR, na décima quinta rodada. Os únicos times que têm o mesmo número de derrotas são o Internacional e o Atlético-MG.
Após ver a distância para a liderança cair para apenas dois pontos, a equipe comandada por Abel Ferreira aumenta a margem de quatro pontos para o vice colocado. O Atlético-MG, após empatar com o Cuiabá, viu o Palmeiras se isolar como líder, e agora está empatado em pontos com o Corinthians na tabela.
Com a vitória do Palmeiras sobre o América-MG nesta quinta-feira (21), a equipe, matematicamente, encerra o primeiro turno como líder do Campeonato Brasileiro. Na era dos pontos corridos, apenas quatro times não foram campeões após chegar no segundo turno liderando, sendo eles: Grêmio (2008), Internacional (2009), Atlético-MG (2012) e São Paulo (2018 e 2020).
O histórico também é favorável ao alviverde. Em 2016, a única vez em que o clube chegou ao segundo turno liderando, foi campeão com uma rodada de antecedência. Curiosamente, com a vitória do Palmeiras no jogo de ontem (21), o time chega aos mesmo trinta e seis pontos que a equipe de Cuca chegou ao fim do primeiro turno em 2016.
É necessário que o Palmeiras mantenha o ritmo que o levou a liderança no torneio para confirmar a probabilidade. Mesmo sendo líder isolado, equipes como Corinthians, Atlético-MG e Fluminense ainda estão vivas na competição, que terá o início de sua segunda metade neste final de semana.
Times com chance de ser campeão após 18° rodada
48% – Palmeiras
12% – Fluminense
11% – Atlético-MG
11% – Athletico-PR
9% – Corinthians
4% – Internacional
2% – Flamengo
1% – Santos
1% – Bragantino
1% – São Paulo