City e Liverpool largam como favoritos na Premier League 2022/23

Começa nesta sexta-feira (5) mais uma temporada da Premier League, com o Crystal Palace recebendo o Arsenal às 16 h, de Brasília, com transmissão na ESPN

O Campeonato Inglês da temporada 2022/23 vai começar nesta sexta-feira (5), prometendo mais uma vez ser a principal competição nacional do planeta. Na disputa pelo título, o atual bicampeão Manchester City e o Liverpool, atual vice-campeão europeu, largam como favoritos.

Já o Arsenal e Tottenham, que se reforçaram bastante, entram ao lado de Chelsea e Manchester United como possíveis candidatos, mas brigando mais por vagas na Liga dos Campeões, apesar do alto investimento nesta temporada.

Entre o big-6, o Arsenal foi quem mais gastou em contratações (132 milhões de euros, segundo o Transfermarkt), seguido pelo Chelsea (121,2), Manchester City (108,8), Leeds (108,6) e Tottenham (101,9).

Entre os jogadores, as grandes novidades nas equipes são o norueguês Haaland, ex-Borussia Dortmund, agora no Manchester City; o brasileiro Gabriel Jesus, que trocou o City pelo Arsenal; o uruguaio Darwin Núñez, ex-Benfica, agora no Liverpool; o centroavante Richarlison, que mudou do Everton para o Tottenham; além do atacante inglês Sterling, que deixou o City para jogar pelo Chelsea.

Após a janela de transferências, o Manchester City permaneceu como o clube com o elenco mais valioso (1,01 bilhão de euros), seguido por Liverpool (870), Chelsea (840,7), Tottenham (749,30), Manchester United (708,8) e Arsenal (697,7).

Confira abaixo como chegam os principais clubes na disputa pelo título do Campeonato Inglês de 2022/23:

Arsenal

O brasileiro Gabriel Jesus foi a maior contratação do Arsenal para a temporada 2022/23. Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

            Os Gunners vêm para a nova temporada com o objetivo de garantir sua classificação para a próxima edição da UEFA Champions League, coisa que o time não conseguiu fazer no último campeonato, quando terminou na quinta colocação e teve que se contentar em disputar a Europa League em 2022/23.

            Novamente sob o comando do ex-jogador Mikel Arteta, o time vermelho de Londres conta com a chegada do lateral esquerdo Oleksandr Zinchenko, do meio campista Fábio Vieira e da dupla de ataque brasileira Marquinhos e Gabriel Jesus. O camisa 9 ex-Palmeiras e Manchester City chega como a grande contratação do Arsenal para a nova temporada e com a responsabilidade de liderar o ataque londrino. As novas contratações refletem a aposta do time em um elenco recheado de jovens com: Gabriel Martinelli (21 anos), Bukayo Saka (20 anos), Aaron Ramsdale (24 anos), Martin Odegaard (23 anos), Edward Nketiah (23 anos) e Gabriel Jesus (25 anos).

            A jovem equipe do Arsenal terminou sua pré-temporada de maneira invicta com seis vitórias em seis jogos, incluindo uma goleada em seu maior rival, o Chelsea, pelo placar de 4 x 0. O brasileiro Gabriel Jesus chegou mostrando a que veio, marcando 7 gols nas 6 partidas do time na pré-temporada.

Chelsea

O atacante Sterling trocou o Manchester City pelo Chelsea. Foto: Jacob Kupferman/Getty Images

            O lado azul de Londres também chega para a nova temporada com esperanças renovadas depois de um ano decepcionante, quando terminou na 3° colocação e sem títulos. Os Blues estreiam no sábado (dia 6) contra o Everton, no Goodison Park, às 13h30, de Brasília, com transmissão da ESPN.

            O time de Stamford Bridge teve uma janela de transferências movimentada com várias chegadas e saídas. Entre os jogadores que deixaram o Chelsea estão: o atacante Romelu Lukaku, que retornou para a Inter de Milão por empréstimo, e os zagueiros Andreas Christensen e Antonio Rudiger, que rumaram para o Barcelona e Real Madrid respectivamente.

Os comandados de Thomas Tuchel se reforçaram com o zagueiro Kalidou Koulibaly ex-Napoli e do ponta Raheem Sterling, vindo do Manchester City, como a grande aquisição para a nova temporada. O time londrino espera a definição da situação do lateral esquerdo Marc Cucurella, do Brighton. Vale a pena destacar que o Barcelona fechou com inúmeros alvos do Chelsea nessa janela como o ponta Raphinha e do zagueiro Jules Koundé.

Liverpool

O uruguaio Darwin Núñez, ex-Benfica, foi a contratação mais cara dessa temporada 2022/23 na Premier League. Foto: RONNY HARTMANN/AFP via Getty Images

            O atual vice-campeão da Premier League e da UEFA Champions League inicia a temporada em busca de vingança. A estreia ocorre no sábado contra o Fulham, em Craven Cottage, às 8h30, de Brasília, com transmissão na ESPN.

            Na janela de transferências os Reds perderam um de seus principais jogadores nos últimos anos, com a saída de Sadio Mané para o Bayern de Munique, Takumi Minamino e Divock Origi também deixaram o time. A grande contratação ficou por conta da chegada de Darwin Núñez, nova revelação do Uruguai, vindo do Benfica, a maior desta temporada 2022/23 (75 milhões de euros). A promessa portuguesa Fabio Carvalho, do Fulham, também desembarcou em Anfield.

            Os comandados de Jurgen Klopp já começaram bem a temporada, conquistando a Supercopa da Inglaterra, a FA Community Shield, em cima do Manchester City pelo placar de 3 x 1. Darwin Núñez fez sua estreia oficial nessa partida e mostrou que tem estrela, sofrendo o pênalti, convertido por Salah, e marcou o terceiro gol, que sacramentou a vitória e o título.

Manchester City

O cometa Haaland, agora com a camisa do Manchester City. Foto: Marc Atkins/Getty Images

            Os atuais bicampeões chegam forte para a busca de mais um título do Campeonato Inglês. A estreia do time azul de Manchester acontece no domingo (dia 7), às 12h30, de Brasília, contra o West Ham no London Stadium com transmissão apenas pelo Star+.

            O time de Pep Guardiola manteve a base do elenco vencedor e ainda contou com importantes reforços, apesar das saídas de Fernandinho, Zinchenko, Sterling e Gabriel Jesus. Os Cityzens trouxeram o volante Kalvin Philips do Leeds United e o atacante Julián Álvarez destaque do River Plate. Mas a principal contratação para a temporada foi o centroavante do Borussia Dortmund e joia do futebol norueguês, o Cometa, Erling Haaland que chega para assumir o principal posto do ataque do time.

            O Manchester City já decidiu, no último final de semana, a FA Community Shield contra o Liverpool e saiu derrotado pelo placar de 3 x 1. O jogo ficou marcado pelo primeiro gol do argentino Julián Álvarez e pelos gols perdidos por Haaland.

            Mesmo com o foco da equipe do Etihad Stadium na conquista da UEFA Champions League, o Manchester City chega para essa temporada como um dos grandes favoritos ao título, que seria o 5° em 6 anos.

Manchester United

O ídolo Cristiano Ronaldo ainda não sabe se vai permanecer no Manchester United para a temporada 2022/23. Foto: Jan Kruger/Getty Images

            Depois de uma temporada difícil e decepcionante, terminando em 6° e sem vaga para a UEFA Champions League, o Manchester United chega em 2022/23 esperando um ano melhor. A estreia do time vermelho de Manchester acontece no domingo contra o Brighton em Old Trafford às 10h, de Brasília, com transmissão no Star+.

            A principal mudança no time fica por conta da troca no comando técnico, com a chegada do holandês Erik Ten Hag. Os Red Devills ainda contam com a chegada de Lisandro Martínez, Christian Eriksen e a promessa Tyrell Malacia. Já Jesse Lingard, Alex Telles, Andreas Pereira e Paul Pogba fizeram o caminho contrário e deixaram Old Trafford, o atacante Edinson Cavani e o meia Juan Mata ainda estão sem contrato e estão livres para assinar com qualquer equipe.

            A indefinição da situação de Cristiano Ronaldo preocupa os fãs, já que diversas fontes reportaram o desejo do português de deixar o United e que ele teria sido oferecido a várias equipes na Europa que, por outro lado, teriam recusado o camisa 7 que ainda permanece em Manchester, pelo menos por enquanto.

Tottenham

Richarlison, ex-Everton, agora no Tottenham. Foto: Han Myung-Gu/Getty Images

            O Tottenham terminou a última temporada em alta conquistando o 4° lugar e garantindo vaga para a UEFA Champions League. O time do norte de Londres enfrenta o Southampton no Tottenham Hotspur Stadium sábado (6) às 11h, horário de Brasília, pela primeira rodada.

            Os Spurs se reforçaram para o novo ano, com a chegada de Yves Bissouma, Ivan Perisic, Clément Lenglet e, principalmente, o brasileiro Richarlison. Quem tomou o caminho contrário foi o holandês Steven Bergwijn, que se transferiu para o Ajax. A permanência da dupla Harry Kane e Son foi a maior conquista para o time nessa janela, que agora contam com o pombo Richarlison para ajudar no ataque.

            A primeira temporada completa do treinador Antonio Conte, que mudou o time desde sua chegada em janeiro, e os novos reforços que chegaram, renovaram as esperanças do torcedor do Tottenham para sair da fila, que já dura 14 anos. Na pré-temporada a equipe disputou 4 jogos e venceu 2 deles, com mais um empate e uma derrota.

1° Rodada

05/08
Crystal Palace x Arsenal.

06/08
Fulham x Liverpool
Bournemouth x Aston Villa
Newcastle United x Nottingham Forest
Leeds United x Wolverhampton
Tottenham x Southampton
Everton x Chelsea

07/08
Leicester City x Brentford
Manchester United x Brighton
West Ham x Manchester City

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: