Liga Francesa, a liga da dinastia, que agora é do PSG

Os clubes franceses que mais conquistaram títulos do campeonato nacional e as eras de maior destaque

O Campeonato Francês, atualmente nomeado de Ligue 1, foi fundado em 1930, 92 anos atrás. Desde então, foram disputadas 83 edições da competição, somando a desta temporada. Devido ao fato de a França ser um dos centros de conflitos na segunda guerra mundial, o campeonato francês ficou paralisado da temporada 1938-39 a 1945-46. Isso explica a grande diferença do número de edições sediadas para o de anos desde a criação.

O torneio é classificado em diversas eras, nas quais times poderosos estabeleceram uma dinastia na competição, assim como aconteceu nos últimos tempos com o PSG, que foi campeão do campeonato francês em oito de dez oportunidades, desde quando voltou a conquistar um título da competição, em 2012-13, 19 anos após a última vez, na ocasião.

A primeira marca de hegemonia do futebol francês aconteceu entre 1948 e 1961, período qual o Stade Reims e o Nice ganharam dez de 14 edições disputadas, sendo quatro por parte do Nice e seis pelo Stade Reims, que naquela altura era o maior campeão da competição.

Após essa época, o Saint-Étienne passou a reinar em território francês, visto que, entre 1963 e 1976, em 13 temporadas, conquistou oito taças do torneio, tornando-se, assim, o maior campeão, com nove títulos, já que havia sido campeão também na temporada 1956-57. Mais tarde, em 1981, o clube foi campeão novamente e alcançou a marca de dez títulos, recorde até hoje, porém agora empatado com o PSG.

De 1988 a 1993, somente o Olympique de Marselha foi campeão da liga e colecionou cinco taças, entretanto um título foi retirado devido a um esquema de resultados envolvendo um jogador do clube. Como punição do escândalo de corrupção, os atuais campões do campeonato nacional e da Champions League foram rebaixados e permaneceram na segunda divisão por duas temporadas.

No início dos anos 2000, foi a vez do Lyon se sobressair diante dos adversários. Os Les Gones emplacaram todos os seus sete títulos de forma consecutiva, dominando a década de 2000 no país.

Em 2011, o PSG, que já possuía duas conquistas, foi adquirido por um fundo de investimentos do Catar, tornando-se a equipe mais poderosa do país, principalmente quando o assunto é dinheiro para contratações de jogadores. A partir de 2012, a dinastia parisiense se iniciou, com o clube conquistando oito títulos em dez temporadas. Dessa maneira, o PSG alcançou o Saint-Étinne e chegou à marca de dez vezes campeão da Ligue 1, sendo assim o maior campeão da competição.

Confira, portanto, o ranking com os maiores campeões do campeonato francês:

TítulosClubes
10PSG e Saint-Étienne
9Olympique de Marselha
8Monaco e Nantes
7Lyon
6Bordeaux e Reims
4Nice e Lille
2Sète e Sochaux
1Montpelier, Lens, Auxerre, Strasbourg, Roubaix-Tourcoing, Racing Paris e Olympique Lillois

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: