A lenda do futebol brasileiro colecionou vários recordes ao longo de sua carreira
Na manhã do último domingo (8), o maior ídolo da história do Vasco da Gama, Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite, faleceu aos 68 anos de idade. O ex-jogador lutava contra um câncer de intestino desde o fim de 2021, que acabou se intensificando na semana passada, quando foi internado no Rio de Janeiro.
O atacante atuou pelo clube Cruzmaltino durante 21 anos de sua carreira, disputou 1110 partidas e marcou 708 gols, sendo o atleta com o maior número de jogos e gols com a camisa do time carioca. Além de ser o maior goleador de São Januário e dos clássicos do Rio. Também conquistou 6 títulos pelo Vasco. (1 Brasileirão e 5 Cariocas).
Com 183 gols pelo Gigante da Colina, Dinamite é o jogador que possui mais gols por um único clube na história do Campeonato Brasileiro, que ocorre desde 1954. O ex atleta é também o maior artilheiro da competição, tendo balançado as redes em 190 ocasiões.
O velório do ídolo vascaíno ocorreu na tarde de ontem (9), no Estádio de São Januário, com a presença de familiares, amigos, torcedores e ícones do nosso futebol, como Zico, Cafu, Zinho, Júnior, e outros, para dar o último adeus à grande estrela que nos deixou. O enterro será hoje no Cemitério Nossa Senhora de Belém.
Maiores artilheiros por um único clube no Brasileirão (1959-2022):
- 181 gols – Roberto Dinamite (Vasco)
- 135 gols – Zico (Flamengo)
- 108 gols – Luís Fabiano (São Paulo)
- 102 gols – Fred (Fluminense)
- 89 gols – Reinaldo (Atlético-MG)
- 83 gols – Romário (Vasco)
- 83 gols – Serginho (São Paulo)
- 79 gols – Edmundo (Vasco)
- 76 gols – Tarcísio (Grêmio)