Barça venceu o rival Real Madrid e faturou o 14º título da competição
Na decisão da Supercopa da Espanha, que ocorreu no último domingo (15), o Barcelona derrotou o seu maior rival Real Madrid, pelo placar de 3 a 1 e conquistou o título pela 14º vez em sua história. Os gols dos catalães foram marcados por Gavi, Lewandowski e Pedri. E Benzema descontou para os merengues no final do confronto.
A partida contou com a grande atuação do meio campista Gavi de apenas 18 anos, que além de ser o autor do primeiro gol, ainda distribui mais duas assistências, sendo eleito o melhor do duelo. Esse foi o primeiro título do atleta na equipe principal e também a primeira conquista do técnico Xavi Hernández pelos blaugranas.
Com o triunfo, o clube do Camp Nou ampliou o seu recorde de títulos na Supercopa, continuando ainda como o maior vencedor e estando no momento, com duas conquistas a mais que o Real Madrid. Em finais do torneio, os times se enfrentaram em 8 ocasiões, com 6 vitórias para os Merengues e apenas 2 para o Barça.
O campeonato começou em 1982, tendo o Real Sociedad como o primeiro vencedor contra os Cúles, e ao todo já se somam 38 edições. O formato do torneio é divido em 4 times: o campeão e vice-campeão da La Liga, além do campeão e vice-campeão da Taça do Rei, que se enfrentam em jogos de semi-final.
Maiores campeões da Supercopa Espanhola (1982-2023):
- [14] – Barcelona
- 12 – Real Madrid
- 3 – Athletic Bilbao
- 3 – La Coruña
- 2 – Atlético de Madri
- 1 – Mallorca
- 1 – Real Sociedad
- 1 – Sevilla
- 1 – Valencia
- 1 – Zaragoza