Nos últimos 10 anos, o time do Rio foi o terceiro clube do Brasil que foi eliminado antes da final
Na tarde desta terça-feira o Flamengo enfrentou a equipe do Al-Hilal, pela semi-final do Mundial de Clubes e foi superado pelo placar de 3 a 2. Com a expulsão de Gerson ainda na primeira etapa e com dois pênaltis cometidos, o Mengão deu adeus ao sonho do bicampeonato do torneio, sem enfrentar o tão esperado Real Madrid.
O craque Salem Al-Dawsari, que foi eleito o melhor da partida, marcando em duas ocasiões e o atacante Vietto que também deixou o dele, foram os responsáveis por eliminar o clube carioca. O camisa 9 Pedro, ainda balançou as redes duas vezes, mas não foi o suficiente para superar os turcos.
Essa foi a quinta vez nos últimos 10 anos que as equipes sul-americanas deram tchau ainda nesta fase da competição e não chegaram a disputar a decisão contra os clubes Europeus. Palmeiras, River Plate, Atlético Nacional e Atlético Mineiro, foram os times que não passaram de fase neste período.
Agora a torcida do Mengão está muito revoltada com o presidente e com a diretoria, após a demissão do treinador Dorival Júnior, pela vinda do VP, que até então não está fazendo um bom trabalho e já perdeu 2 campeonatos em disputa. O Urubu espera o vencedor do confronto entre Real Madrid e Al Ahly, para a disputa de terceiro lugar do Mundial.
Lista dos sul-americanos na final do Mundial de Clubes nos últimos 10 anos:
13 Atlético-MG
14 San Lorenzo
15 River Plate
16 Atl. Nacional
17 Grêmio
18 River Plate
19 Flamengo
20 Palmeiras
4º
21 Palmeiras
22 Flamengo