Brasileirão 2023 bate recorde de técnicos estrangeiros

Edição também é a primeira com mais da metade de treinadores em uma única rodada

Por Rodolfo Rodrigues

O aumento no número de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro não para de crescer. Em 2019, tivemos apenas dois na Série A: português Jorge Jesus, campeão pelo Flamengo, e o argentino Jorge Sampaoli, vice pelo Santos. No ano seguinte, 2020, foram sete estrangeiros. Em 2021, o número subiu para oito. Em 2022, foram 11, sendo nove deles em uma única rodada. Agora, em 2023, chegamos a 13 técnicos estrangeiros e 11 em uma única rodada.

Com a chegada do argentino Ramón Díaz (Vasco), do português Bruno Lage (Botafogo) e a volta do argentino Eduardo Coudet (que começou o Brasileirão 2023 no Atlético-MG e agora voltou para o Internacional), a Série A contará com 11 treinadores gringos na 16ª rodada — sete portugueses e quatro argentinos. Pela primeira vez na história do Brasileirão teremos mais da metade dos clubes sendo comandados por treinadores gringos.

Técnicos estrangeiros no Brasileirão 2023
Abel Ferreira
(Palmeiras) – português
Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) – argentino
Jorge Sampaolli (Flamengo) – argentino
Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) – português
Pepa (Cruzeiro) – português
António Oliveira * (Cuiabá) – português
Eduardo Coudet ** (Internacional) – argentino
Renato Paiva (Bahia) – português
Ramón Díaz (Vasco) – argentino
Armando Evangelista (Goiás) – português
Bruno Lage (Botafogo) – português
Ivo Vieira (Cuiabá) – português – saiu na 5ª rodada
Luís Castro (Botafogo) – português – saiu na 12ª rodada
* Treinou também o Coritiba na 1ª rodada
** Treinou também o Atlético-MG e saiu na 6ª rodada

Na história do Brasileirão, o primeiro treinador a vencer a competição foi o argentino Carlos Volante, que dirigiu o Bahia em apenas um jogo, na finalíssima contra o Santos de Pelé, na antiga Taça Brasil, em 1959. Depois disso, após 60 anos, o português Jorge Jesus foi campeão do Brasileirão pelo Flamengo. Em 2022, outro português, Abel Ferreira, repetiu o feito pelo Palmeiras.

Desde 1959, o técnico estrangeiro com mais jogos e vitórias no Brasileirão é o ex-goleiro argentino José Poy (177 jogos e 78 vitórias). O português Abel Ferreira, do Palmeiras, é o segundo com mais vitórias (64), seguido pelos argentino Jorge Sampaoli (48) e Juan Pablo Vojvoda (38).

Um comentário em “Brasileirão 2023 bate recorde de técnicos estrangeiros

Deixe uma resposta